CASABELA INTERIORES
Dicas de decoração para sala, quarto e cozinha
Cores neutras na decoração | Casabela Interiores

Cores neutras na decoração

sala decorada
Ambiente decorado com cores neutras

A sua casa deve ser um ambiente agradável e aconchegante para a toda família e convidados. Para que tenhamos sucesso na decoração e consigamos atender os anseios da maioria das pessoas, alguns aspectos devem ser corretamente definidos pela designer de interiores durante a análise do ambiente e proposição do projeto.

Dentre os principais aspectos a serem observados, a decorada deve saber qual a finalidade a que se destina o ambiente, espaço disponível para distribuição dos móveis, gosto do cliente para definir o estilo de decoração e escolha das cores do mobiliário e demais elementos decorativos.

Neste artigo vamos tratar sobre o último aspecto a ESCOLHA DAS CORES e utilizaremos como exemplo a imagem acima.

Na referida imagem a decoradora dispunha de uma sala ampla e utilizou o estilo contemporâneo, mas independentemente do espaço disponível e do estilo de decoração escolhido, a definição das cores segue parâmetros semelhantes. A regra geral é a predominância das cores neutras como o branco, bege, cinza, marrom e preto na maior parte do ambiente e cores vibrantes como amarelo, laranja, rosa e vermelho para destacar alguns objetos ou móveis menores como poltronas, mesa de centro e laterais.

OBSERVE O DETALHAMENTO DOS ITENS DECORATIVOS DA IMAGEM:

- PAREDES E PISO: para evitar o cansaço visual dê preferência as cores neutras mais claras como na imagem, pois as paredes são muito observadas de forma constante. O piso é um laminado na cor marrom, que combina com os demais elementos decorativos;

- SOFÁ E POLTRONAS: por ser um mobiliário maior a cor escolhida foi o cinza, que apesar de neutra contrasta com as cores da parede e piso. Nas poltronas podemos utilizar cores vibrantes pois são peças menores, mas a decorada da imagem acima optou por cor neutra (preto) e utilizou um modelo contemporâneo (barcelona) que possui metal e detalhes captonados no assento e encosto, fatos que estacam as peças e também proporcionam o contraste necessário.

sala decorada com sofá retrátil
Sofá retrátil para sala, Belo Horizonte, Contagem e Betim
Casabela Interiores
a partir de R$ 1.980,00 - Produto novo


- PEÇAS DECORATIVAS: em algumas peças decorativas foram utilizadas cores vibrantes como o lustre pendurado no teto e o quadro na parede.

A utilização de cores vibrantes em excesso deixa o ambiente desagradável, valendo lembrar que algumas cores como o vermelho proporciona inicialmente excitação e com o passar do tempo evolui para irritação, sendo este um fenômeno psíquico inconsciente. Veja abaixo um exemplo desta situação.
erros na decoração
Ambiente com uso excessivo de cores vibrantes

Helenice Leôncio - Designer de Interiores
Google+